Postagens

Mostrando postagens de agosto 15, 2010

Pink Floyd Another Brick In The Wall

Imagem
    O vídeo mostra a educação tradicional na qual o professor é a autoridade máxima, o detentor do conhecimento. O aluno, apenas uma tabula rasa que deve ser preenchida por um conhecimento pronto. Ele não tem voz e nem autonomia sendo moldado para o mundo do trabalho. Tudo segue uma rotina e disciplina. Esta é uma educação que não queremos para as nossas crianças. A verdadeira educação é aquela que leva o aluno a construir o seu próprio conhecimento e a refletir sobre a sociedade na qual está inserido.     Nossos alunos não usam máscaras, cada um é único, com sua personalidade, suas potencialidades, suas vivências, portanto não temos como querer que todos sejam iguais tratando-os todos da mesma forma. Cada ser é único devendo ser tratado de forma única dentro de suas condições de aprendizagem.

E SE A GENTE INVENTASSE UM SOL, ONDE SÓ EXISTEM NUVENS?

Imagem
Estamos falando de outro sol. Do sol que vem de dentro... Que nunca deixem ninguém esconder seu sol interior. Mesmo que às vezes ele vá estar nublado, ele está lá, em algum lugar dentro de você. É só deixá-lo brilhar. Que seu sol nunca deixe de brilhar. Acredite em você. “Meu coração me diz fundamental é ser feliz” trabalhando com música. A música sempre toca o coração das pessoas. Que nossos ouvidos possam estar abertos a boas músicas, aquelas que fazem nosso coração vibrar, nossa alegria renascer e nos torna mais felizes. Atividade realizada na volta às aulas após as férias de julho dando boas vindas aos alunos. “Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”! Rubens Alves.

DINÂMICA DO LEQUE – REFORÇANDO MINHAS QUALIDADES

Imagem
Sempre que se pergunta às pessoas quais suas qualidades na maioria das vezes levam um tempo para responder, quase sempre dão poucas qualidades e ainda tem aqueles que dizem: “Se fosse defeitos teria muitos”. Isto porque estamos nos acostumando a olharmos mais os “defeitos” das pessoas e do mundo, do que as qualidades. O que é lamentável. Estamos convivendo em um mundo muito desumano com falta de solidariedade, de amor e de valores que deveriam ser universais e para todos perdendo assim nosso amor próprio e autoestima. Está falta de autoestima leva as pessoas a não conviverem bem com elas mesmas e com as outros pessoas afastando-as muitas vezes da convivência em sociedade e até a depressão. Pensando na melhoria da autoestima de meus alunos é que realizei está dinâmica a fim de que pudessem verificar o quanto possuem qualidades e que nem sempre se dão conta delas,  também  que o outro consegue ver muitas qualidades neles e que possam também olhar melhor para o outro. Assim mui

CONVIVENDO BEM COMIGO E COM O OUTRO! GENTILEZA GERA GENTILEZA!

Imagem
A Escola Pio XII vem trabalhando no Projeto “Convivendo bem comigo e com o outro. Gentileza gera gentileza” e dentro deste projeto trabalhei na disciplina de Ensino Religioso com os alunos das 6ª séries do Ensino Fundamental quais as atitudes que devemos ter para conviver bem comigo e com o outro na qual foi realizado uma dinâmica onde os alunos discutiriam estas atitudes e desenhariam suas mãos onde escreveriam as atitudes e quais atitudes levam ao desrespeito, ao buling a indisciplina, a discriminação e a má convivência com o outro. A finalidade é que os alunos se dêem conta de que não basta saber quais atitudes são certas e quais erradas na convivência com o outro e que estas atitudes estão em suas próprias mãos para que façam valer realmente no dia-a-dia.

DIA DO ESTUDANTE

Imagem
No dia 11 de agosto do corrente ano foi realizada uma “Festa Jovem” aos alunos da escola Municipal Pio XII no MAHAL em Charqueadas. Os alunos se divertiram muito, teve muita dança, alegria e diversão. Professores, alunos, direção e funcionários da escola divertiram-se todos juntos. Quero salientar que as bebidas presentes na festa foram refrigerante e chimarrão, o que mostrou aos alunos que para se divertirem não é necessário bebida alcoólica. Sabemos que se encontra bebidas alcoólicas em muitas festas de 15 anos e outras por ai que jovens e até crianças bebem, o que é uma pena. “Eu me divirto sem beber álcool” poderia ter sido o lema da festa tamanha era a alegria de todos. “Escola também é lugar de ser feliz” e confraternizar com nossos alunos é uma forma de educá-los na convivência sadia. Parabéns a todos os nossos estudantes que são a razão de nosso trabalho!

SEMANA DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

Imagem
A Escola Municipal Pio XII juntamente com a Prefeitura Municipal de Charqueadas esteve em uma jornada de combate ao uso de Drogas na primeira semana de agosto. Foram realizados em sala de aula trabalhos sobre prevenção ao uso de drogas, como dizer não as drogas, conseqüências do uso de drogas entre outros, pelos professores: Tânia Jadoski na disciplina de Cultura Religiosa e Linara na disciplina de Filosofia. Aos alunos do EJA foi realizada uma palestra ministrada pelo Soldado da Brigada Militar de Triunfo, Maurício da Costa Jadoski nas quais possui curso de Instrutor PROERD pela Brigada Militar, Curso de Dependência Química da Cruz Vermelha Internacional pela PUC/RS, Prevenção ao uso indevido de drogas pela Universidade Federal de Santa Catarina e pelo SENASPE e Ministério da Justiça na qual abordou os efeitos e conseqüências das principais drogas utilizadas pelos jovens, levando informação aos alunos a fim de terem mais conhecimentos dos danos que estas drogas causam a saúde e