Postagens

Mostrando postagens de setembro 4, 2011

DICAS PARA O ESTUDANTE

Planeje ·         Anote de maneira bem clara os prazos para as provas e entrega de trabalhos e tenha-os a vista na hora de planejar passeios ou festas para evitar frustração. Traduza Paralelamente ao esquema e conteúdo apresentado pelo professor, faça o seu, daqueles que só   você consegue entender. Acrescente, reescreva, corrigindo os erros, substituindo palavras. Rascunhe! Fazer um resumo oral também ajuda. Marque o seu tempo ·         Estude com limites. Trinta minutos para ler um texto de história, por exemplo. Quando o prazo acabar, feche o livro. Faça uma coisa de cada vez, o que o ajudará a obter concentração e transformar-se-á em hábito. Divida o trabalho ·         Primeiro, decida o tema do trabalho; depois, procure o material sobre o assunto; no outro dia ou após, pesquise. Organizar um trabalho por etapas, sem acumulá-las, é bem menos cansativo. Anote dúvidas ·         Aproveite o tempo que está na presença do professor para esclare

COMO ESTUDAR!

Imagem
       Projeto que vem sendo realizado por mim nas turmas de 5º e 6º anos na escola Municipal Pio XII e com alunos do Ensino Fundamental 5ª à 8ª séries da escola Estadual Dr. Mário Totta .       Em pesquisa realizada com os alunos, verifiquei que muitos deles não tinham hábitos de estudos em casa e que também não sabiam como estudar, porém na sua maioria ficam várias horas na frente do computador, nas redes sociais, jogos e  não tinham um horário para complementar os estudos em casa.     Muitos deles mostraram que não sabem como estudar e não possuem estímulos para os estudos. Primeiramente iniciei um trabalho onde deveriam pensar no que os motiva ou poderia motivar a estudarem e dedicarem maior tempo aos estudos em casa e até mesmo um melhor rendimento na escola. Infelizmente muitos deles não tinha muitos estímulos que os levassem a melhorar seu desempenho escolar, nem mesmo possuíam interesse. Tentei fazê-los repensar os estímulos e a valorizarem mais seus estudos mostrando-lhes qu

REPENSAR A DISCIPLINA - Saiba como estimular a equipe a refletir sobre a própria postura e orientá-la para atuar frente a situações de conflito na escola.

Imagem
Para mudar a perspectiva em relação à indisciplina, é imprescindível que a escola se responsabilize cotidianamente por garantir um ambiente de cooperação, em que o valor humano, o respeito, a dignidade e a integridade marquem as relações. Essa conquista pode se dar por meio de um percurso de formação continuada para toda a equipe. Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que conflitos sempre vão ocorrer e não é possível esperar o fim da formação para resolvê-los. Lembre-se de que o mais importante é lidar com a causa do conflito e não apenas atribuir culpa e impor punições. Pouco importa quem começou uma discussão. O fundamental é analisar o que levou as pessoas a ter dificuldade de negociar soluções justas e respeitosas. Para ajudar nesse momento intermediário, apresentamos quatro estratégias. 1. Demonstrar que a honestidade será sempre considerada importante. Os alunos devem aprender que o que têm a dizer pode, sim, irritar o professor. Mas, em qualquer circunstância, em vez ser de p

OFICINA - CONSTRUÇÃO DA MATEMÁTICA.AÇÃO DO TIRAR

Imagem
AÇÃO DO TIRAR A ação do tirar deve ser vivenciada pelas crianças. A professora irá construir um vaso de flores com as crianças, explorará o vaso no eixo da simetria (os dois lados iguais). Pode-se fazer este trabalho no dia das mães, do diretor, da escola, inventar uma história como se fossem numa floricultura e comprariam flores, primeiramente se trabalha na construção e como irão fazer para enfeitar seu vaso. As crianças decidem junto com a professora para que irão comprar este vaso, para quem querem dar, fazer um cartão para dar junto com o vaso, enfim usar a criatividade para a história do vaso. Podem construir uma história matemática sobre o vaso. Trabalha-se a simetria, português, artes, etc. Dá-se as crianças meia folha colorida que irão dobrar ao meio e desenharão e recortarão seu vaso depois enfeitarão. Irão colar uma tira de cor diferente em uma folha de jornal para servir de mesa para o vaso que irão colar a cima da tira. Dá-se para as crianças um massinho de forminhas