OFICINA - CONSTRUÇÃO DA MATEMÁTICA.AÇÃO DO TIRAR


AÇÃO DO TIRAR
A ação do tirar deve ser vivenciada pelas crianças.
A professora irá construir um vaso de flores com as crianças, explorará o vaso no eixo da simetria (os dois lados iguais). Pode-se fazer este trabalho no dia das mães, do diretor, da escola, inventar uma história como se fossem numa floricultura e comprariam flores, primeiramente se trabalha na construção e como irão fazer para enfeitar seu vaso. As crianças decidem junto com a professora para que irão comprar este vaso, para quem querem dar, fazer um cartão para dar junto com o vaso, enfim usar a criatividade para a história do vaso. Podem construir uma história matemática sobre o vaso. Trabalha-se a simetria, português, artes, etc.

Dá-se as crianças meia folha colorida que irão dobrar ao meio e desenharão e recortarão seu vaso depois enfeitarão.
Irão colar uma tira de cor diferente em uma folha de jornal para servir de mesa para o vaso que irão colar a cima da tira. Dá-se para as crianças um massinho de forminhas de docinho com 10 para que elas separem e colem, serão as flores. Elas irão enfeitar estas flores e seu vaso como quiserem.
No primeiro momento iremos explorar o 10.
Todos os grupos irão mostrar seus vasos na frente. A professora pergunta: um vaso tem quantas flores?  2 vasos tem  quantas flores? E assim sucessivamente.

Quantos vasos temos aqui na frente? Vamos contar as flores? Quantas flores temos ao todo? Onde temos 30 flores? (separa-se as 30 flores) quantas flores sobraram? Quantas vezes eu peguei o 10? As crianças contam onde tem 50 flores, onde tem 30 flores. Separa aqui tem 30, aqui tem 20. se eu juntar 20 com 30 vou ter quantas flores? Em cada vaso quantas flores tem ao todo?
Explora-se todas as possibilidades.Passa-se para a Frase Matemática:

FM: 40 + 10 = 50/ 20 + 30 = 50/ 0 + 50 = 50 ...

Mas sabemos que as flores murcham. E se as flores murcharem?
A professora fará 10 cartões do tira que serão sorteados nos grupos.
 
O número do cartão que o grupo tirar deverá murchar as flores do vaso. Para murchar as flores se dobra as forminhas. Neste trabalho as crianças também estarão trabalhando as perdas. Pois ninguém quer perder. A seguir se faz uma tabela que cada grupo irá fazer de acordo com o número de flores que devera murchar e colarão no seu cartaz. Também colocarão a FM.




 
 

EX: 
                   Quantas


TINHA AO TODO
MURCHARAM
AINDA RESTA
10
2
8
10
5
5
10
4
6
10
0
10
10
8
2


História matemática:
Dei para minha mãe um vaso de flores com 10 flores, aí murcharam 4 flores. Quantas flores sobraram no vaso?

OBS: bASEADO NO CURSO DA PROF. ANA CRISTINA RANGEL. 










   Está atividade é muito boa de se trabalhar. A criança aprende brincando, jogando. Trabalha-se matemática, artes, leitura, história, jogos, perdas. Tudo em uma única atividade. Além de ser muito gratificante. Brincando se aprende mais fácil.
   As alunas também dedicaram-se muito na construção dos dados que ficaram ótimos. Parabéns a todas e todos. Dedicação e amor é fundamental para se ser um bom Educador.
   Foi um prazer trabalhar com as meninas e meninos do magistério. Obrigada a Professora Simone que me convidou. ès uma ótima educadora e grande amiga. Tânia Jadoski.
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINÂMICA DO LEQUE – REFORÇANDO MINHAS QUALIDADES

TURMA DO ABRAÇO - TURMA 7D Disciplina: Ensino Religioso - Prof. Tânia Jadoski

PESSOAS FELIZES SÃO MAIS PRODUTIVAS - SEJA FELIZ EM 2013!