quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DICAS PARA O ESTUDANTE








Planeje
·        Anote de maneira bem clara os prazos para as provas e entrega de trabalhos e tenha-os a vista na hora de planejar passeios ou festas para evitar frustração.


Traduza
Paralelamente ao esquema e conteúdo apresentado pelo professor, faça o seu, daqueles que só  você consegue entender. Acrescente, reescreva, corrigindo os erros, substituindo palavras. Rascunhe! Fazer um resumo oral também ajuda.

Marque o seu tempo
·        Estude com limites. Trinta minutos para ler um texto de história, por exemplo. Quando o prazo acabar, feche o livro. Faça uma coisa de cada vez, o que o ajudará a obter concentração e transformar-se-á em hábito.

Divida o trabalho
·        Primeiro, decida o tema do trabalho; depois, procure o material sobre o assunto; no outro dia ou após, pesquise. Organizar um trabalho por etapas, sem acumulá-las, é bem menos cansativo.

Anote dúvidas
·        Aproveite o tempo que está na presença do professor para esclarecer dúvidas. Anote o que não conseguiu entender, e pergunte ao professor, na aula seguinte. No momento oportuno peça licença e exponha suas dúvidas.Peça também ajuda a um colega ou alguém que possa lhe ajudar.

Use tópicos
·        Estudar não é decorar, mas você pode memorizar palavras-chaves associando-as ao resto do conteúdo. Busque respostas, resolva as dificuldades antes de prosseguir.

Eleja prioridades
·        Disciplinas mais difíceis merecem atenção maior. Sublinhe, faça sinais nas margens do caderno ou texto, experimente fazer desenhos, esquemas. O que você visualiza, compreende melhor e fixa mais.

Revise
·    A cada semana ou quinzena, dê uma olhada geral no conteúdo das disciplinas. Não os perca de vista.

Organize o ambiente
·        A luz natural favorece mais os estudos do que as artificiais. Pouco ruído, barulho e ausência de fontes de distração ajudam.

Divirta-se
·    Para atingir o desempenho desejado toda a pessoa precisa de diversão sem culpa. O lazer proporciona renovação física e mental.


LEMBRETE: Não espere que o professor estude por você. O estudo, mesmo, é o que você faz por sua própria conta. O professor na escola, serve para orientá-lo em seus estudos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário