sexta-feira, 18 de outubro de 2013

X INTERCÂMBIO BRASIL E CHILE





Mais um Intercâmbio que chega ao final, porém não há final. É mais um Intercâmbio entre dois Países, Brasil e Chile que continuam suas trocas de convivência, de educação, costumes, arte, religiosidade, educação, conhecimentos. Mas acima de tudo o amor e os  laços de amizade que crescem a cada encontro ou reencontro. Laços estes que independem de cor, raça, língua, classe social, apenas vão se construindo no dia-a-dia, nas falas trocadas, até nos entendermos, na aprendizagem e troca de cada palavra desconhecida, nos sorrisos e abraços,  no choro da despedida. Ver os rostos das crianças e jovens, das famílias "emprestadas", dos professores, funcionários, enfim todos os envolvidos a emoção em seus olhos é algo que somente quem sente poderá entender.
Por tantos motivos é que o Intercâmbio não acaba jamais, mesmo na volta para casa, na distância que nos separa, saberemos sempre que depois das Cordilheiras dos Andes tem um povo que amamos e que nos ama. Um povo com que estamos aprendendo sempre mais  a humildade, o valor da educação, da troca. E principalmente o afeto que nos une. Este afeto jamais se acabara, porque aquilo que se constrói no respeito, no carinho  e na verdade, jamais se acaba.
E parecendo ironia, nestes intercâmbios passamos a conhecer também novos brasileiros, pessoas que viviam bem perto de nós e não conhecíamos, (né, Marta Araujo), entre outros. Até mesmo, conhecer melhor a nossos colegas fazendo com que nos tornemos ainda mais unidos e a nós mesmos. Então como não dizer que ter o PREVILÉGIO de participar de um Intercâmbio não é algo maravilhoso para a vida de quem o vive.
Para finalizar, só posso agradeccer a Deus e pedir que ele continue abençoando a todos nós, e agradecer também a escola Pio XII, por poder fazer parte dela, a Diretora Vera Regina a quem admiro sempre mais por sua postura e responsabilidade e a toda sua equipe, aos colegas, alunos, pais e a todos os envolvidos, a escola Gabriela Mistral do Chile e a todos envolvidos.
E como diz Nelsom Mandela: “La educación es el arma  más poderosa  que puedes usar para cambiar el mundo”. E  a educação começa na convivência, na troca e no amor. Um grande abraço a todos em especial a meus ermanos Chilenos.
“É preciso a saudade para eu sentir como sinto - em mim - a presença misteriosa da vida... Mas quando surges és tão outra e múltipla e imprevista  que nunca te pareces com o teu retrato... E eu tenho de fechar meus olhos para ver-te”.Mario Quintana

 Passeios culturais, visitas, religião, cultura, arte, comida, estudos, trocas, todas estas coisas fazem parte deste intercâmbio. E principalmente o respeito pelas diferenças culturais, onde dois povos de línguas diferentes se encontram para trocar conhecimentos e  muito afeto. Algumas fotos de atividdes realizadas durante o intercâmbio Brasil e Chile.

                     
   Tãnia,Marta e Olga no aeroporto esperando a chegada dos Chilenos.
                Todos aguardando a chegada dos Chilenos na Escola Pio XII

                                Maestros da Escola Gabriela Mistral do Chile

                                       
                                             Alunos Brasileiros e Chilenos
                            
                Professores do Noturno preparam jantar aos Hermanos Chilenos.

                                                       
                                                       Passeio ao Museu da PUC.
                                                        
                                                      Visita a Cidade de Rio Pardo

Descendo a ladeira de pedras em Rio Pardo

                                                                        
                                                                       Rio Pardo- RS


 Museu da Guerra -  Exército Brasileiro/ Porto Alegre


 Comidas.


 Religião - Fé. História

 Apresentações de alunos Chilenos.

                                                
                                         Apresentações de alunos Brasileiros.



        
 A despedida faz parte, mesmo na distância o que é verdadeiro prevalece.

                                                            
                                                               Até breve Hermanos!
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário