quarta-feira, 22 de abril de 2015

LER É LEGAL! ESTIMULANDO A LEITURA E A IMAGINAÇÃO.

    

   Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP)
     A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
     Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.
     Então, o que está esperando? Veja nossas recomendações e estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece. 
      Na escola Estadual Dr. Mário Totta em Triunfo/RS fiz um trabalho co os alunos do 2º ano, levando a eles histórias, personagens e muita diversão e aprendizagem. Sim, porque para se aprender, se ter prazer em realizar uma leitura, também temos que nos utilizar da alegria, da beleza das palavras e dos personagens.         
    Tem-se que entrar na história, fazer parte dela sempre que possível, porque não! E assim, com entusiasmo e alegria vamos levando o gosto pela leitura às nossas crianças. 
     Como Orientadora Educacional, percebo que é muito importante que também estimulemos o habito da leitura nas crianças e jovens. Este papel é de todos e não somente dos professores.

Ler é legal! Vamos estimular a leitura!

Algumas fotos do trabalho que realizei aproveitando a história da Galinha Ruiva que a professora Ana Paula havia lido para as crianças. As crianças foram apresentadas por mim à Galinha Ruiva e a seus 12 filhinhos. Livrinhos em forma de ovo, onde cada um é um personagem e trabalha com valores e diferenças. Muito bom fazer este trabalho e ver as carinhas animadas desta galerinha. 























Nenhum comentário:

Postar um comentário