Significado de Família

O que é Família:


     Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.
   A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.
   O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.
Em Biologia, a família é uma categoria da classificação sistemática que fica entre o gênero e a ordem.
Além da tradicional estrutura familiar denominada nuclear ou elementar, as transformações sociais e culturais, proporcionaram a existências de diferentes estruturas familiares:
Família monoparental: composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe. Os motivos que possibilitam essa estrutura são diversos. Englobam causas circunstanciais (morte, abandono ou divórcio) ou ainda, a decisão (na maior parte dos casos, uma decisão da mulher) de ter um filho de forma independente.
Família comunitária: nesta estrutura, todos os membros adultos que constituem o agregado familiar são responsáveis pela educação da criança.
Família arco-íris: é constituída por um casal homossexual (ou pessoa sozinha homossexual) que tenha uma ou mais crianças ao seu cargo.
Família contemporânea: é caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar passando a ser a mulher a chefe de família. Abrange a família monoparental, constituída por mãe solteira ou divorciada.
Outros conceitos de família são:
Família Real: constituída pelo soberano (um rei ou uma rainha) e todos os seus descendentes. Os membros de uma família real são figuras importantes e gozam de determinados privilégios na nação que representa.
Sagrada Família: constituída pela tríade cristã representada na Bíblia Sagrada por Jesus, Maria e José.

           

  Alunos dos oitavos anos da Escola Municipal Pio Xii Escola trabalham a questão da família na disciplina de Ensino Religioso e Filosofia. Sabe-se que falar de família atualmente é também se falar nas mudanças ocorridas no decorrer do tempo e da história. O mais importante é que entenda-se que a instituição FAMÍLIA ainda é, e penso sempre será a instituição mais importante na vida de todos nós. É nela que se aprende as primeiras palavras, os primeiros passos, e também alguns valores que são universais, ou ao menos deveriam ser, tais como: respeito, responsabilidade, solidariedade, amor, e tantos outros. Sabe-se também que para cada um a sua família é aquela em que vive, que lhe dê atenção, educação, valores e principalmente amor. Mesmo para quem é mais conservador, tem que se pensar nas famílias geridas pelos avós, tios, pais adotivos, homossexuais. Mas em qualquer circunstância, todos serão gerados de um pai e de uma mãe. Para tanto, independente de como seja sua família, ame-a, respeite-a e mesmo a vida tendo separado de seus pais genitores, saiba que foram eles quem te deram a vida, portanto também merecem respeito e consideração, sabendo que a vida, por vários motivos, às vezes, os separam de seus filhos, e eles tem que migrar para outra família. A conclusão que os alunos chegaram é que a família é importante em suas vidas, que independente de como seja a de cada um, é a família que possuem, que os ensinam, apoiam, dão amor.
    Importante é saber que seja como for sua família deve haver muito amor, cumplicidade, respeito e responsabilidade um para com o outro. Assim certamente, terá mais chance de serem uma família feliz. Parabéns aos alunos pelo belo trabalho. 












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINÂMICA DO LEQUE – REFORÇANDO MINHAS QUALIDADES

TURMA DO ABRAÇO - TURMA 7D Disciplina: Ensino Religioso - Prof. Tânia Jadoski

PESSOAS FELIZES SÃO MAIS PRODUTIVAS - SEJA FELIZ EM 2013!