MUSICANDO PIO XII NO VI SEMINÁRIO ESTADUAL DE MÚSICA NA ESCOLA E ENCERRAMENTO DO CURSO DE MÚSICA NA ESCOLA DA UFRGS


Ocorreu nos dias 03 e 04 de novembro, na cidade de Gramado/RS o encerramento do Curso de Extensão para professores, Programa de Formação Continuada “Música na Escola” oferecida pela UFRGS, com o objetivo de oferecer cursos e oficinas de música para professores e profissionais das Redes Municipal e Estadual de Educação do Rio Grande do Sul atendendo ao disposto na Lei nº 11.769, de 2008 que trata do ensino na música no currículo escolar, bem como o VI Seminário Estadual de Música na Escola, no qual no Município de Charqueadas participaram as professoras Eulélia Botelho, Tânia Jadoski, Geise Recoba, Joseane Johnson.
A coordenadora Geral do curso Dr. Jusamara Souza, no dia 03 de novembro/15, assinou juntamente com o Secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Vieira da Cunha e segunda edição do Projeto “Música na Escola”.
O Projeto feito e coordenado pela professora Tânia Jadoski da Escola Municipal Pio XII de Charqueadas foi contemplado com o convite para participar o VI Seminário de Estadual de Música na Escola e encerramento do Curso “Música na Escola” da UFRGS em Gramado com o projeto “MUSICANDO PIO XII” grupo de canto que se iniciou no dia 04 de junho de 2015, o que muito nos honrou.
Participaram do evento   a diretora e a Orientadora Educacional da escola Pio XII, Vera Regina Oliveira da Silve e Daura Santos da Silva e esteve presente também a Supervisora da Secretaria de Educação Karla Eclea da Silva, colaborador do grupo Henrique Jadoski (Músico) e os alunos: Maria Eduarda Tassoni Barreto (6º Ano), Maria Eduarda Miller  (6º Ano), Bruna Pauline Barboza (7º Ano), Caliel Pizzio Lopes (7º Ano), Daniela Prestes Ramos (7º Ano), Francielli Lopes da Silva (7º Ano), Gabriela Martins Brum (7º Ano), Maitê Lopes Almeida (7º Ano), Carolina Teixeira Muller (8º Ano), Cecília Garboça (8º Ano)(entregar autorização), João Vitor Pouluk Ambos (8º Ano), Laura Rodrigues (8º Ano), Vitória Simões (8º Ano)(entregar autorização), Maria Educarda Raffo da Silva (9º Ano), Mariana Pereira da Silva (9º Ano), Matheus Dorneles Cezimbra Silva (9º Ano), Milena Souza de Oliveira (9º Ano), Thainá Souza Skierecz (9º Ano – Escola Horácio Prates).
A música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo desde a pré-história. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
Baseando-se neste conhecimento, do papel que a Música possui em nossa sociedade, que resolvi incluir o aprendizado da Música na Escola, com o objetivo de melhorar o aprendizado e a convivência pacífica entre os alunos, podendo assim aproximar o aprendizado da Música na sua vida.
Sabendo que a Música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano de nossos alunos e é vista por eles como uma atividade prazerosa, sendo a principal motivação para elaborar uma proposta de trabalho diferenciado, através do projeto: “MUSICANDO PIO XII”.
Tendo como objetivos: Proporcionar aos educandos atividades lúdicas que possibilitem o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem interdisciplinar. Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical; Estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação de sons de diversas naturezas; Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais e dos gostos de cada um; Produzir e criar letras de músicas; Aperfeiçoar a escuta; Estimular a expressão oral e corporal dos alunos; Colaborar com a postura dos alunos diante de um palco, etc.
Este projeto surgiu primeiramente por causa do “Música na Escola” que foi quem me deu suporte e conhecimento para iniciá-lo. Também com a ajuda de várias outras pessoas, o apoio da diretora da escola Vera Oliveira, ela que incentiva sempre nossos projetos participando e acompanhando os alunos até Gramado junto com a Orientadora Daura, ao amigo e músico Dyego Gueller que iniciou este projeto comigo e deu uma enorme força e ajuda, ao meu filho Henrique Jadoski que vem me apoiando junto ao grupo, e especialmente ao engajamento dos alunos que foram incansáveis para poderem participar do evento em Gramado vendendo uma rifa para podermos pagar o ônibus que os levou. Ao apoio e confiança dos pais dos alunos, a todos que compraram a rifa e ajudaram assim com que nossos alunos pudessem participar.
Não fazemos nada sozinhos, sempre temos a participação de outras pessoas para que as coisas aconteçam, porém se não começarmos a fazer algo, nada será feito. Música na Escola virou minha paixão, e o curso me mostrou o quanto os alunos podem ganhar nas diversas áreas do conhecimento, psicológicos, social, pedagógico, enfim, só temos a ganhar com o aprendizado da música na escola. Tenho que agradecer o imenso carinho e apoio de todos vocês, e dizer que somos muito felizes fazendo “Música na Escola”.
Com Xyco Mestre de Guaporé, Eulélia, a coordenadora Geral do Curso Música na Escola da UFRGS Drª Jusamara Souza, Joseane e Geise.
 Alunos da Escola Pio XII - Musicando Pio XII

 Com Secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Sul - Sr. Vieira da Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINÂMICA DO LEQUE – REFORÇANDO MINHAS QUALIDADES

TURMA DO ABRAÇO - TURMA 7D Disciplina: Ensino Religioso - Prof. Tânia Jadoski

PESSOAS FELIZES SÃO MAIS PRODUTIVAS - SEJA FELIZ EM 2013!