MINHA ESTADIA NO CHILE!

Para mim este intercâmbio Brasil X Chile superou todas as minhas expectativas. Bandeiras do Brasil e Chile por todos os lados estavam espalhadas pela cidade de São Francisco de Mostazal.

Pelo caminho já íamos presenciando as belezas daquele país, as cordilheiras, maravilhosa, a vegetação, enfim tudo, e ao chegarmos o amor de um povo por pessoas que nunca haviam visto. No seu choro, seu abano, sua alegria iam demonstrando todo o carinho que sentem por nós brasileiros. Receberam-nos com muito carinho e festa, pois toda a cidade nos esperava.

E assim foi nossa chegada ao Chile. Durante nossa estadia, a cada dia, ia superando as expectativas e íamos criando um laço cada vez maior de irmandade entre os países. Parecia não serem dois países diferentes e sim um só, unido em um intercâmbio onde as escolas Gabriela Mistral de Mostazal, Chile e Pio XII de Charqueadas, Brasil estavam irmanadas, com seus alunos totalmente integrados, falando cada um na sua língua e no “portunhol”, todos conseguiam se entender, nem que fosse pelo olhar.

A cada dia que passava, durante as atividades realizadas na escola, nos almoços com todos, nos passeios, nos jantares maravilhosos que nos ofereceram, nas atividades pedagógicas, nas brincadeiras, na visita que fiz em uma das famílias que recebeu dois de nossos alunos e no carinho que nos receberam e receberam nossos alunos,  até mesmo nos momentos de saudades de casa este povo foi maravilhoso, e nossos laços de amizade, irmandade e amor só aumentava.

Estou muito contente, muito feliz, que não daria pra expressar aqui, somente sentindo, pela oportunidade que tive em poder estar com um povo tão amigo, companheiro, fraterno e alegre.

Um povo que convive com momentos muito difíceis como os terremotos, em especial o último, que foi muito forte, com a retirada dos mineiros, depois de tanto tempo soterrados, um povo que se mostra muito forte e lutador, que estão sempre construindo e se reconstruindo, que apesar de tudo acreditam na vida e fazem de tudo para simplesmente viver. Um povo que valoriza acima de tudo o ser humano, o amor por sua pátria e por seu povo, o orgulho que sentem do seu povo e a extrema solidariedade que tem por todos independente de ser ou não de seu país.

Este intercâmbio para mim foi muito importante, pois, me trouxe um mundo de novas experiências, vivências e com certeza ficará marcado por toda minha vida e tenho certeza, também ficará marcado na vida de nossos alunos, professores, adultos, enfim, todos que tiveram este privilégio de passar estes momentos tão rico e maravilhosos.

Também pude conhecer a cultura distinta, diferente e muito rica do Chile, as comidas, danças. Assim como levamos muito de nossa cultura para eles, e nesta troca, nossos países vão se conhecendo, se identificando e aprendendo uns com os outros.

 Somos um continente grande que se chama América do Sul, juntos, neste intercâmbio, vamos unindo nossos países, nossa gente, nossa cultura. O que nos mostra que apesar da distância, da língua diferente, dos costumes e hábitos, das crenças, das raças somos apenas um. Um único povo, onde todos nas suas diferenças se complementam e se completam.

Foram vivências que  mostrou-me acima de tudo que é possível simplesmente amar. Amar sem medida, amar sem preconceito, amar sem cobranças. Só amar, pelo que se é, pelo que o outro é. Que os povos não precisam fazer guerras, que somos capazes de viver em plena harmonia e amor, apesar das diferenças.

Termino dizendo  obrigada primeiramente a Deus, nosso criador, a Escola Pio XII em especial a Diretora Vera, aos colegas de viagem que foram incríveis, aos alunos que foram maravilhosos, aos motoristas que nos conduziram com muito carinho e cuidado para que fossemos e voltássemos bem e muito especial aos Chilenos de São Francisco de Mostazal, povo maravilhoso e muy carinhoso.

As pessoas podem não lembrar exatamente o que você fez, ou o que disse. Mas, elas sempre lembrarão como você às fez sentir-se. E o que senti junto destas pessoas nunca ninguém irá me tirar.

AMO O BRASIL E AGORA AMO O CHILE!

“Se Vaz a Chile te peço que passes por onde vive minha amada és una casita muy linda e chiquita que está em lãs alturas em um cerro incravada...."
Tânia Beatriz Selbach Jadoski
Ortientadora Educacional
Pós graduada em Inclusão Escolar
 Professora
taniajadoski@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINÂMICA DO LEQUE – REFORÇANDO MINHAS QUALIDADES

TURMA DO ABRAÇO - TURMA 7D Disciplina: Ensino Religioso - Prof. Tânia Jadoski

PESSOAS FELIZES SÃO MAIS PRODUTIVAS - SEJA FELIZ EM 2013!