A importância da AMIZADE para a criança!

 A importância de ser e de ter amigos!



A amizade, sem dúvida, é uma das melhores coisas da vida de todo ser humano e para criança TER amigo e SER amigo é bom e importante!
É na infância que descobrimos como ser amigo, através das brincadeiras, do convívio, das diferenças, do respeito… a questão do limite (uma vez que para se relacionar é necessário seguir algumas regras básicas de convivência).
Ter e ser amigo são experiências das mais profundas que se pode viver. Traz sentimento de liberdade, de poder se expor e de compartilhar experiências de modo totalmente espontâneo e franco, ao mesmo tempo que íntimo.
De acordo com a psicóloga Rita Calegari, do Hospital São Camilo (SP),  “Os pais não podem  efetivamente impedir que os filhos desenvolvam esses laços especiais. O melhor amigo não é uma opção, é um comportamento natural do desenvolvimento da criança”, diz a especialista. Se o seu filho tem um melhor amigo, você deve encarar isso como um sinal positivo e estimular o estreitamento desses laços. Isso porque significa que ele está criando vínculos saudáveis e, melhor ainda, com pessoas que estão fora de seu círculo familiar. Segundo Rita, no caso de crianças pequenas, o melhor amigo não necessariamente é uma pessoa – pode ser um brinquedo! “É o apego a algo que está fora de você e que sai do ambiente privado da família. O melhor amigo pode ser o primeiro passo que a criança dá no sentido do outro, de buscar o mundo”, explica a psicóloga.
Ao falar sobre o problema que amizades muito próximas, podem também virem a causar frustrações “amizades obsessivas”  também podem machucar uma terceira criança, que fica fora daquele círculo, e que esse ostracismo seria tão doloroso quanto bullying. Mas, para Rita, mais uma vez, é o tipo de situação que os pais e educadores não podem – nem devem – excluir da vida dos filhos ou alunos. “Isso é a vida como ela é. Às vezes você quer ser melhor amigo de alguém e não consegue, porque o melhor amigo não se adquire, se conquista, e às vezes por mais esforço que você faça isso não acontece. Aí vem a frustração, baixa auto estima, coisas difíceis de lidar, mas a criança precisa entender que o mundo é assim mesmo. E quanto mais cedo ela aprende que aquilo não mata, melhor”.
Essas frustrações também podem aparecer mesmo entre os melhores amigos. Afinal, nem as relações infantis são feitas só de coisas boas. As crianças podem brigar, sentir ciúmes uma da outra ou até mesmo sofrer uma separação dolorosa porque uma delas muda de cidade. E ambas terão que aprender a lidar com esses sentimentos.
No meio de tantas emoções, o papel da família, principalmente dos pais, é dar o apoio emocional para a criança. Se algo ruim acontecer, seja porque a criança foi magoada por seu melhor amigo ou porque ela foi excluída do grupo de melhores amigos no qual gostaria de estar, os familiares precisam saber o que está acontecendo. A partir daí, devem explicar que durante a vida será normal passar por situações como essa. O mais importante é não apontar um culpado e incentivar a criança a perdoar. Se os próprios pais não souberem como agir, não precisam esconder sua fraqueza. Algo como “a mamãe também não sabe como diminuir a sua dor, mas nós vamos passar por esse momento juntos e descobrir como resolver esse problema” com certeza já fará seu filho se sentir melhor. Lembre-se: mentir, nunca! Por exemplo, se o amigo do seu filho está indo para outra cidade, não alimente suas esperanças de que ele voltará em breve, mas vocês podem combinar de visitá-lo.
Outro cuidado que os pais devem ter quando se trata do melhor amigo é não alimentar apenas essa relação. Se a criança têm suas preferências, ótimo, mas os pais não precisam incentivar a exclusividade. Até porque essa preferência provavelmente vai mudar conforme a criança cresce. Nesse sentido, você pode ter um melhor amigo, desde que não esqueça dos outros bons amigos. E você, se lembra do melhor amigo da sua infância?
No intuito de fortalecer os laços de amizade entre os alunos do quarto ano na escola Dr. Mário Totta que a Orientadora Educacional  Tânia Jadoski realizou com os alunos a dinâmica: "para ter amigos é preciso..." Além de ter sido uma atividade divertida e animada levou os alunos a refletirem sobre amizade e sentimentos que envolvem está relação como: perdão, respeito, saber ouvir o outro, diálogo, atenção, solidariedade, sinceridade, cooperação, lealdade, justiça, etc. Podendo assim, perceberem que "ser amigo" é algo muito especial e envolve responsabilidades. Foi muito bom realizar este trabalho com os alunos.
Desejo que vocês crianças tenham amigos especiais, que façam  com que a vida seja sempre mais alegre, mais divertida, mais colorida, mais feliz! As amizades ajudam a moldar as habilidades sociais das crianças.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINÂMICA DO LEQUE – REFORÇANDO MINHAS QUALIDADES

TURMA DO ABRAÇO - TURMA 7D Disciplina: Ensino Religioso - Prof. Tânia Jadoski

PESSOAS FELIZES SÃO MAIS PRODUTIVAS - SEJA FELIZ EM 2013!