MÚSICA NA ESCOLA!



 Primeiro dia do curso Música na Escola no Instituto de Artes da UFRGS

 

Está semana iniciei uma nova jornada em minha vida. O curso de MÚSICA NA ESCOLA – no Instituto de Artes da UFRGS em Porto Alegre. UFRGS oferece curso para formação em Música para professores da rede pública.

O que levou a me inscrever??? Primeiramente a questão de que penso que ninguém vive sem música. A música está presente em quase todos os momentos de nossa vida, com raras exceções, e como professora de Ensino Religioso, Filosofia e Orientadora Educacional, pensando em como a música viria a trazer novidades para enriquecer meu trabalho.

Também por motivos pessoais, não toco nada de instrumento musical  (a não ser pedrinha na água) só canto no banheiro e com fone de ouvidos na frente do computador, nas caminhadas. É isto meu repertório musical.

Mas sempre gostei muito de música, até comecei aula de violão quando estudei na cidade de Bom Princípio e estava no ensino fundamental, ainda, já faz um tempinho. Confesso que não cheguei a tocar a música que comecei a aprender: Medo da chuva de Raul Seixas. Interessante, nunca esqueci também que foi está minha primeira música que tentei tocar no violão. Diante da minha frustrada “não aprendizagem”, (sendo que o violão era emprestado) nunca mais toquei nada. Após muitos anos, tive meu filho e aos 10 anos de idade demos um violão para ele, lá pelos 15 anos uma guitarra. A partir daí ele começou a tocar, e hoje toca e canta muito bem. Enfim, tudo isso e o espírito de querer sempre aprender coisas novas, a vontade de buscar um novo desafio, surge então está oportunidade.

E lá fui eu, primeiro encontro dia 24 de abril de 2015 no Instituto de Artes da UFRGS, foram  apresentados os professores, todos com ótima qualificação, doutores e mestres em música, pensei, "nossa o que estou fazendo aqui, não entendo nada, a não ser ouvir e cantar desafinadamente". Aí aquelas pessoas foram falando, apresentaram toda a equipe e durante as falas eu fui me encantando com a ideia da música na escola.

Nas falas foram colocadas perguntas instigantes como: O que significa educar musicalmente? Para que serve a música? O que vamos fazer com a música na escola? Bom não nos deram as respostas, acho que vamos descobri-las juntos no decorrer do curso e das atividades.

Mas ai já fui me contaminando, naquele primeiro encontro vi que seria paixão a primeira vista. E foi na       manhã seguinte mais um dia de formação com oficinas: OUVIR – Prof. Drª da UFRGS Luciana Prass – Música para Ouvir. Simplesmente maravilhada, muita informação nova, ouvir novos sons, novas músicas, na segunda oficina: CANTAR – Prof. Instituto Federal Andrea onde vimos atividades cantadas, cantamos, e ver a professora tocando um Piano de calda lindo, foi simplesmente maravilhoso. À tarde a oficina TOCAR – Prof, Carla Lopardo também muito inspiradora e com muitas aprendizagens.

Já estou aguardando as próximas aulas ansiosamente. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINÂMICA DO LEQUE – REFORÇANDO MINHAS QUALIDADES

TURMA DO ABRAÇO - TURMA 7D Disciplina: Ensino Religioso - Prof. Tânia Jadoski

PESSOAS FELIZES SÃO MAIS PRODUTIVAS - SEJA FELIZ EM 2013!